AnimeXtreme 13º



Cobertura Toma Rumo Guri (De Chocolate)

Aconteceu no fim-de-semana passado (16 e 17 de outubro) o 13º AnimeXtreme, da AFAR Produções. Evento multitemático voltado para a galera jovem (de coração). O AnimeXtreme(AX) é um evento que prestigia os fãs da cultura japonesa, mas cada vez mais tem aberto espaço para entretenimento em geral como  Jedis, bruxos de Hogwarts e até a galera de (Glup!) Crepúsculo (Eca!!). O evento volta às terras poeirentas de Porto Alegre trazendo uma edição especial com os Cavaleiros do Zodiaco, o nome tolo brasileiro de Saint Seiya (sic). Um galerê se reuniu durante dois dias no colégio La Salle São João para vestir-se como seus personagens favoritos, tirar foto com dubladores, comprar bugigangas nerds, pegar otakas e correr como abobados. Correr como abobados é tradição já.
O AnimeXtreme assim como a AFAR é sempre um assunto contraditório para os fãs... Há os que amam e há os que odeiam, mas a AFAR tem conseguido corrigir bastante de seus erros históricos e fazer o quê, não tem jeito, o AX tem uma galera bem fiel, que com erros ou sem vai continuar superlotando colégios na região da grande Poa.

SAO - Serviço de Atendimento ao Otaku

Algumas das coisas que não passaram batido no evento foram as já clássicas falta de organização de filas, que como sempre eram cansativas (porém vale ressaltar que lá dentro do evento não existiam mais, muito disso por conta do grande espaço e distribuição, ponto pra eles nisso). Teve também o problema da escravatura artística, no qual a organização do evento prendeu os dubladores tudo o que pode. Óbvio que eles deveriam cumprir uma agenda no evento, mas deveria ser concedido um tempo para eles passearem no meio do povo pseudo-nipônico ou mesmo nas salas temáticas. Outras coisas que incomodou foi a falta de noção dos seguranças, eu vi um menino ser arrastado sem os tênis por 2 seguranças. Confesso que não sei o que ele fez, mas né? Noção... Faltou por aqui. Poxa, tá certo que o povinho zé otako erra as vezes em comportamento, mas geralmente é no quesito bagunça e falta de controle, não é um público de estádio (Torcidas organizadas) ou de shows noturnos.  Também não era muito fácil de se achar lá dentro, não tinha mapas e nem mesmo as salas eram bem identificadas. Brabo isso. Porém o que mais incomodou ao meu ver foi mesmo a falta de seguir o cronograma. Acabei perdendo muita coisa por conta disso, mas fazer o quê... Acontece! Eu acharia legal também um lugarzinho para podermos fazer perguntas para os convidados... Enfim, nem tudo são flores de Lótus. Porém ninguém faz um evento melhor que a AFAR e nenhum evento atualmente ganha do baluda AX. UPDATE: Lembrei, lembrei... O som do ginásio era ruim, e tinha pessoas muito longe nas escadinhas do fundão do mesmo ginásio no qual se tu passasse olhando para cima tu via o que não queria. Ou o que queria, né? #troll /FIM



Estandes - ou lojinhas de bugigangas nerds

Logo ao adentrar os portoezinhos metálicos do evento, você caía logo dentro da famigerada fabriqueta de  tirar dinheiro dos fãs de traquitanas nerds. Era um lugar escurecido onde algumas dezenas de pessoas se expremiam atrás de algum objeto precioso, na sua maioria bottons. Disso se aprende que o público otaku na sua maioria não são burguesinhos abastados, mas sim adolescentes que economizam sua mesada ou vendem dignidade com plaquinhas para comprar um Pikachu métalico ou algo que o valha (sic). Então por que raios tudo tão superfaturado?
Lá tinha as vulgo barraquinhas, cada uma com seus diversificados produtos destinados ao público-alvo em questão. Camisetas, adesivos, bottons, carrísimos bonecos de resina, bottons, gêneros alimentícios japonex, DVD's e mais bottons. Tinha também um quiosque (=Pp) anunciando o Anima Hero da mesma produtora e um com proposta de cursos, esse bem legal que sorteou um curso grátis com eles, a AlfaMídia. Deles vale a propaganda grátis por aqui. (Plimplim!!) Não, não ganhei nada por isso huhu... (Clique para ampliar):










Update2: Lembrei do estande da Compujob com 4 computadores com um processador incrível, no qual tive o prazer de jogar Fifa 2011 que é incrível, conseguindo superar  o PES. Bom rever o Fifa com tudo. Bom também o atendimento dos carinhas da Compujob, pessoas divertidas e muito gentis. 10 pra eles. Fim

Salas Temáticas

Aquelas salas já conhecida nos eventos onde reune-se um galerê por afinidades, mas cá entre nós, não rolou muita quimíca não, com raras exceções. Havia uma sala de Crepúsculo vazia, vazia (mas isso sabemos o porquê...), uma sala onde garotos jogavam twister so som de comando de um cara fazendo chapinha (O.o''), uma sala de xadrez que só bombou no domingo, mas que a partir da segunda rodada foi esvaziando até quase não ter ninguém - Aliás, perdi pra 2 piazinhos e empatei por tempo com um cara que comia miojo (Vale ressaltar que comi a rainha dele, mas deixei ele voltar pra gente continuar jogando u.u'') -, tinha uma sala de Comics aonde o organizador não deixava ninguém folhas suas hqs, sendo que não vi nenhuma rara... Ah, fora sortear um Thor numa rifa por R$ 2,00 cada, não era bom negócio para ninguém, talvez para quem ganhou o Thor e para o organizador... Também tinha uma salinha de dublador vazia, vazia onde tive o prazer de dublar o Seiya junto com uma garota de peruca azul no papel de Shina, onde eu tinha umas 3 frases curtíssimas do Pegasus que só falava coisas complexas tipo "O quê??" e "Hãã?", e pra completar não me mandaram o vídeo até hoje... ¬¬ Tinha a sala passando vídeos dos Guardiões de Saori, mas que tava sempre vazia. Até tentei olhar um pouco a luta do Saga contra a srta. Kido, mas certas pessoas não deixaram u.u''. Acho que o pessoal do rpg e Mágic conseguiu se achar, mas acho que só também.

 

 

 


Estrutura

Olha, o colégio La Salle São João é uma boa escolha, porém ele é "vielado" demais. Muitos corredores curtos e pontos distantes entre si, o que ocasiona congestionamento em algumas partes mais estreitas e povo disperso, o que até nem sempre é uma coisa ruim. Eu não consigo desassociar os estandes de dentro de um ginásio... Acho mais boneténho e organizado, como estava parecia um galpaozinho improvisado, ao menos que o sol batesse dentro dos corredorezinhos, mas acho que em alguns casos poderia ser prejucial para os produtos.

 

 

 


Público

Como sempre, sábado é um dia meio aquém e o massivo mesmo acaba rolando no domingão do Fastão, onde o pessoal resolve aparecer em massa. Não tenho estimativas de públicos, acho que pra estrutura tava já de bom tamanho, mas uma coisa que já é vista a olho nu é que o número de cosplays cada evento diminui mais e mais. Não esperem de mim uma tese científica sobre isso, porque eu não tenho. Mas é uma pena.

Cosplays

O legal desses eventos é que cada vez mais a grande estrela é o próprio público que se fantasia e se diverte às veras. Mesmo com o número descrescendo cada vez mais, ainda temos boas e criativas fantasias, espero que volte a crescer bastante (Os cosplays, animal! -.-) Há de se fazer um adendo: Há algumas pessoas que vão de cosplay e na hora que são interceptadas para tirar foto fazem cara feia, dizem não ou ainda se acham um monte - nesse AX até que não vi quase nenhum - mas é bom lembrar que é um evento festivo, e que a pessoa que quer tirar uma foto é porque está elogiando seu bom trabalho artesanal (ou comprado, né... Huhu). Seja como for, ninguém é obrigado a tirar fotos, mas não é de se esperar que alguém que ponha uma melancia no pescoço amarrada não seja alvo de atenções. Os cosplays mais "profissas", são sempre os mais legais e bacanudos com você, porque eles entendem isso que acabei de mencionar. Tá, chega de papo e vamos honrar as imagens que valem mil palavras ou 2 mil no meu caso. Com vocês, os Cosplays do 13º AnimeXtreme:

 


 


 


 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 













Se você está numa dessas fotos ou conhece quem esteja e quer que seu nome e cosplay seja divulgado entre em Contato e dê seu nome que com prazer divulgaremos seu trabalho com o devido crédito. Também se você não está aí em cima, mas fez algum cosplay contate-nos que também poderemos adicionar sua foto no nosso hall de fantasias bacanudas.

Shows

Como mencionei, os horários e eventos dispersaram um pouco e consegui parar para ouvir apenas uma das bandas (A banda antes dessa cheguei a ouvir 2 músicas e parecia boa), para mim a mais reconhecida e com méritos para isso: The Kira Justice. Levada a frente pelo talentoso Matheus, a TKJ conseguiu mais uma vez por a galerinha para dançar. Música muito bem trabalhada aliada a nostalgia dos animes e desenhos clássicos, tudo isso cadenciado com um ritmo mais frenético. Elogios para o astral da banda e para  o astral que conseguiram impetrar no público. O alto foi músicas como a da abertura de Fly (Dragon Quest), DragonBall e canções do Death Note. Não gostei muito das músicas autorais apresentadas, eles tem melhores músicas e ficaram devendo nisso, também músicas como "Eu me remexo muito" que são bacanas pela criatividade duraram mais do que deveriam. Também ouve um excesso de Pokemon, mas a música de abertura do mesmo anime é muito bacana e muito legal de ser ouvida ao som deles. A produção deu um toque bacana para cuidarem a roda punk, afinal pular é preciso, mas sobreviver é necessário...
Infelizmente não pude ficar para ver o show dos dois convidados especiais, mas quem viu achou bacanudo. Fiquem com os vídeos dos melhores momentos:

TKJ - Contato: thekirajustice@gmail.com


Rodrigo, Larissa e TKJ


Dubladores

Teve dubladores a dar com... Err... Teve dubladores de montão. Os cavaleiros bronzeados e mais o grande Saga/Kannon/Seiyaseuviadinhorulez Gilbertão. Todos grandes pessoas e com uma voz marcante, não só pelo anime Saint Seiya, porque alguns já fizeram grandes coisas como Zé Colméia, Charlie Brown do Peanuts, etc... Acompanha aí o que rolou, a fonte desses vídeos é o VocêTobas Youtube:
Gilberto Baroli (Saga)


Elcio Sodré (Shiryu)

Francisco Brêtas (Hyoga )


Ulisses Bezerra (Shun)


Hermes Baroli (Seiya, seu viadinho)


Plus

Rolou um pedido de casamento com a benção dos guerreiros de Atena, mas isso não consegui captar, se alguém tiver aí manda pra galera o link.
E eras isso! Essa foi a cobertura do Toma Rumo Guri no AnimeXtreme, espero que tenham gostado. É uma pena que muita coisa deu errada, meu gravadorzinho estragou antes de chegar lá, minha assistente só conseguiu ir domingo, faltou uma filmadora, tempo e outras coisas mais. Queria ter feito entrevistas com o povo para ver se estavam curtindo e captar as opiniões diversas, mas deu isso aí.
Parabéns pelo evento para AFAR (As criticas nada se comparam ao elogio, e quando critico é para aquilo que vale a pena melhorar, como parte de organização mesmo), a quem eu quero elogiar e dizer que vale a pena sim acreditar em divulgadores, imprensa, blogs e o caramelo a quatro. E obrigado a você leitor por ler essa porcaria. -.-

Equipe TRG fazendo pose pra foto









Sim, nós temos biscoitos...

Toma Rumo Guri!!

Bônus:
Se você estiver na imagem abaixo, se você é uma dessas pessoas na imagem mande um e-mail para nosso e-mail descrito em Contato provando ser você mesmo e então no próximo AnimeXtreme ou evento de animes que eu for eu entrego o grande prêmio de: 1 boton u.u
Ah, já é alguma coisa, vai. =Pp Vale apenas para o primeiro guri e pra primeira guria que se manifestar. Se ninguém aparecer até meia-noite de sexta-feira que vem (29/11/2010) o prêmio preescreve. Detalhe: Para ganhar no e-mail de contato entre outras coisas deve ser dito Toma Rumo Guri!!

Os selecionados pelas nossas lentes são esse abaixo:


Boa Sorte!!