Indo a fundo: DragonBall
domingo, 10 de agosto de 2008 Marcadores: aberturas, Indo a fundo
E uma nova seção esporádica começa. Mas sem nenhuma pretensão, ok? Apenas isso.
Alguém sabe o que é isso na mão desse garotinho aí ao lado?
As coisas mais bizarras que já vi, fora as brasileiras, eram de procedência japonesa. Mas apesar de tudo, ninguém faz animação como eles. Nem mesmo a nação americana com suas milionárias produções podem se comparar no quesito "desenhos com conteudo e expressão". Eu gosto muito de aberturas, por isso corri atrás de todas as fases de DB em japonês, aonde eu dou um resumo do que se trata a história, e comento alguns detalhes. Ou seja, eu vou a fundo no que se trata. Com vocês DragonBall:
DragonBall - Primeira fase, e aonde toda a história começa. SonGoku é um menino ingenuo com rabo de macaco que vive sozinho desde a morte de seu avô. Ele é encontrado por Bulma que procura pelas (aí entra a história do anime) Dragon balls, esferas mágicas que invocam o dragão ShenLong que pode realizar qualquer pedido, inclusive o namorado que Bulma tanto quer. Desta parte em diante começa a saga da busca pelas esferas, onde Goku começa numa viagem muito mais por auto descobrimento do que pela meta de Bulma. Nisso Goku conhece pessoas que farão parte de sua vida como o velho tarado mestre Kame, o no início invejoso (e depois melhor amigo) Kuririn e sua futura esposa Chichi. Inspirado no Mangá homônimo, DB conta a história de Goku desde sua infância até o seu casamento. Participa de torneios, encontra seu avô, faz promessa de casamento, se mete e msituações engraçadas graças a sua ingênuidade e descobre não ser desse planeta. Grande sucesso de público e criticas, DragonBall fez sucesso por ser uma históriade fantasia bem contada com personagens carismáticos e bem construidos. Uma coisa interessante do mundo criado por Akira Toyama é o fato de o público crescer junto com os personagens. No japão quando passou pela primeira vez passava semanalmente, o que fez com que o anime demorasse a (junto com a fase Z) chegar no fim. Foram 10 anos de mangá. DB é um anime de aventura/comédia, diferente da sua fase seguinte.
DragonBall - Exibição original 26 de fevereiro de 1986 – 12 de abril de 1989 - TV Fuji - Estreiou na Revista Shonen Jump.
Music: Makafushigi Adobenchā!
DragonBall Z
No mangá não tem essas nomenclaturas, sendo apenas Dragon Ball. DBZ começa com o nascimento do filho de Goku e Chichi, Gohan e da chegada dos Sayajins a terra. Ao contrário do que se pensava Goku não era o único de sua raça vivo. Goku e Picollo se unem contra esses invasores e notam que seus poderes já não são suficientes como antes eram. E dá-lhe treinamentos. Nessa nova aventura Goku conhece o seu maior adversário, Vegeta, o príncipe Sayajin. Quase toda a fase Z corre em torno da rivalidade desses 2 para ver qual deles seria o lendário Super Sayajin. Enfrentam vilões com poderes de destruir planetas inteiros como Freeza, Cell e Majin boo. Na faze Z, as esferas do poder ficam de lado, apenas como segundo plano de uma história de luta e artes marciais. Vemos em DBZ o crescimento dos filhos de Goku e Vegeta (que se casa com Bulma, dá-lhe shenlong kkkk). É pura pancadaria com pouco tempo para aventuras, fora que os "humanos" da série ficam de lado. Por o anime alcançar o mangá foram feitos episódios enoooooormes. No mangá Goku se transforma em SSJ e m3 quadrinhos, no anime demora 5 minutos. Mesmo assim o anime na sua fase Z fez mais sucesso que a fase antecessora ganhando uma legião de fãs por todo o mundo consolidando a franquia. Goku chega ao limiar do poder numa batalha que podia destruir a Terra. Um anime rechado de pancadaria e poderes especiais, continuando a história de Goku.
DragonBall Z - original 26 de abril de 1989 – 31 de janeiro de 1996 pela TV Fuji - Publicado originalmente na Shonen Jump.
Música: Cha-la Head-Cha-la
DragonBall GT
Dizem que é Gran Turism a sigla, visto que a série começa com uma grande viagem pelo universo. Vai saber. Fato é que Akira não participou da fase GT e talvez por isso que nem de longe pode ser comparado com a fases anteriores. São práticamente 2 sagas: A da viagem pelo espaço e a batalha dos dragões de cada dragon ball. A história começa pelo fato de goku ser transformado em criança pelas dragon balls negras. Tudo isso na verdade foi mero pretexto, visto que os produtores sabiam que o Goku criança era muito querido pelos fãs, daí tiveram essa idéia genial. Enfim, não vale muito a pena falar disso. Teve cenas legais e os personagens principais até que não são ruins, mas a história é. Pan é o que se salva disso tudo, um personagem que tem que estar em qualquer biografia de Dragon Ball. Fora isso, esquece. Durou 3 anos, tempo para fazer um estrago grande demais como Vegeta pagandop pau pra Goku. Desnecessário. A cena final até é condizente com a história, mas no fim o que salva o anime é a música de abertura que vale mais que a fase GT toda.
DragonBall GT
Exibido na TV Fuji 7 de Fevereiro de 1996 – 19 de Novembro de 1997 - Sem paralelo em mangá.
Música: Se alguém souber o nome, me diga por favor.
Curiosidades:
Goku foi criado baseado no Superman.
Goku como todo herói clássico do Japão veste vermelho/laranja.
Dragon Ball teve cenas cortadas em alguns países, principalmente em cenas da Bulma.
Dragon ball tem suas lendas na maioria baseadas em fábulas chinesas.
Alguns nomes de personagens são ridiculamente inspirados, como Trunks (calção de banho).
Foi levado em conta apenas as primeiras aberturas de cada série.
Esse foi o primeiro "Indo a fundo". Quando eu tiver saco paciência eu faço de novo. =Pp
toma rumo Guri!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários
muito esclarecedor! adoreei ;]
Que bom que gostou Fernanda. Estou aqui pra te agradar. Erm... pra agradar o público, sabe? u.u''
Hehe, valeu pelo elogio ^^
shAUshUAsuas :p