Seção nostalgia

E aí crianças, tudo bem? Já montaram o pinheirinho? Hehe!!

Por mais bobo que possa parecer, sempre que eu posso eu dou um jeito de conservar aquilo que me remete a minha infância.

Montar árvore de natal, jogar Atari, ver Herculóides tomando Nescau, jogar tampicross, ter o bonequinho do He-man.... não houve epóca melhor para ser criança do que os anos 80. E nunca vai ter!!

Já sei, isso é papo de nerd sem namorada... peor (com e mesmo) que é verdade!! Nunca encontrei uma guria que quisesse discutir sobre quem venceria uma batalha entre Jaspion e Jiraya,

Nostalgias a parte, a decada que eu nasci tinha coisas muito boas mesmo... como o Atari!!

É... você ouviu bem senhor... aquele console que tinha o controle com apenas um botão....

Gráficos toscos e borrados alegravam as tardes de crianças e marmanjos daquela epoca. Porém tinha um algo a mais. Uma caracteristica dos anos 80 é que o conteudo era mais importante que a embalagem. Pode ver, os brinquedos, games, figurinhas, desenhos.... era tudo mais criativo e inteligente do que essa epoca de produções mongoloides que atualmente presenciamos. Ainda bem que fui criança na epoca de caverna do dragão e não na da era dos Teletubbies e RBD, senão meu intelecto estaria seriamente comprometido.


Mas deixemos de blábláblá e vamos ao que interessa... Dinheiro!! (Vocês viram que agora temos patrocinio??) Mas não é isso não... eu estava me lembrando dos jogos de Atari que eu mais gostava (nem sempre eram os que mais joguei), e buscando no Google consegui achar fotos dos que eu mais gostava. Perto do natal dúvido que você não seja tomado pela nostalgia, aquele clima de tarde na casa de amigos, aquele cheiro de terra molhada, de infância, e que ao ver alguns dos 5 melhores jogos do Atari segundo...err... eu, também não encha os olhos de lagrimas e saudades. Recordar é viver.



Antes desse top 5 dos jogos de Atari vale aqui um lugar de honra para "Freeway" (também conhecido como 'Galinha atravessa a estrada' hehe) que foi o primeiro jogo de video game que eu joguei na vida. Meu Atari ainda cheirava a novo!!



Enfim... vamos aos 5:




5º) SuperMan - Esse jogo poucas pessoas lembram, pois não era um dos jogos mais populares ou fácil de achar. Mas eu tinha... e em cartucho (Não existia roms na epoca =Pp ). Era um jogo muito psicodelico e alucinógeno onde com muita imaginação você tinha que imaginar que um X voando era uma criptonita. Apesar disso tinha bastante caracteristicas das hq's: A cabine para se transformar, tinha visão raio x para ver a próxima tela, podia voar sem restrições levando os bandidos até a cadeia e claro... tinha a mocinha Lois Lane pra você salvar e ganhar umas bitocas. Esse jogo vale mais pela criatividade de quem o fez do que qualquer outra coisa.



4º) Enduro - Jogo de corrida onde a única coisa que mudava era o clima. Hehe!! Engraçado mas real. Eram os mesmos carrinhos só que na neve, no escuro (escuro não é clima =Pp), etc. O jogo não tinha final onde a única coisa que acontecia é que a cada level os carrinhos vinham mais velozes. Detalhe: Vocês repararam que não era o nosso carrinho que andava pra frente mas os outros que corriam para trás? Minha mãe amava esse jogo.



3º) Pega Ladrão (KeyStone) - Popularizado como 'Pega Ladrão' é um jogo de facil aceitação pros brasileiros que podiam se identificar com o dia a dia onde um ladrão roubava um supermercado (claro, politico não vai vai pra cadeia nesse país) enquanto um guardinha fanfarrão corria incessantemente atrás dele. Detalhe para o som do jogo que era muito engraçado e para a inteligencia do ladrão que alterava o seu rumo de acordo com a estrategia que você escolhia. Deve ter sido o primeiro caso de inteligencia artificial da historia dos games hehe!!



2º) Pitfall - Esse jogo (junto com River Rider) é o jogo mais popular do Atari (perdendo apenas para o Pacman. Apesar de movimentos repetitivos (se pendurar num cipó no melhor estilo o rei das selvas) possuia uma interatividade grande como poder escolher o caminho dos lagos de jacarés ou ir pelo subterraneo enfrentando um escorpião (que pra mim parecia uma cabeça de caveira com perninhas!!) enfurecido. Esse jogo ganhou até remake nos anos 90 no Snes com direito a um mini-jogo que voltava-se a jogar a versão monocromática.Não sei o por que do sucesso desse jogo e duvido que alguem o saiba, mas era muito legal. Detalhe paa a parte do lago sem cipó que tinha que pular na cabeça dos reptéis bocudos.



1º) Adventure - O melhor jogo de Atari, sem sombra de dúvidas.ou contestações. Eu joguei pouco na infância e vim a jogar mais quando cresci no formato rom. Era um jogo mais denso do que os da epoca. Apesar de você ser um simples quadradinho mixuruca esse jogo trazia um enredo de dragões, castelos e aventura medieval. Você tinha que abrir os castelos com chaves da mesma cor ao mesmo tempo que fugia de dragões de cores diferente. É um jogo que você fica horas resetando por que foi parar no bucho de um dragão. Detalhe para os sustos quando os dragões apareciam do nada lhe engolindo. Nem preciso falar que é um jogo extremamente raro (tanto que não lembrava o nome e demorei pra achar foto) e que pouquissimas pessoas jogaram. Porém vale a pena tentar baixa-lo pra jogar. É um jogo extremamente viciante pra quem tem imaginação fértil. A parte dificil é se habituar no que está acontecendo e aprender a joga-lo. Fora o fato de se acostumar que você é mesmo aquele pontinho.




Essa é a minha lista. Gostou? Odiou? Tem uma melhor? Comenta aí meu irmão, sua opinião é importante. Tinha tantos jogos que eu queria citar que eu fui lembrando... Hero, River Rider, Esconde-esconde, Spiderman... e Smurfs...Ahh!! Os Smurfs...



Sugestões de pauta, materia, ideias, reclamações ou elogios mandem email para sauljunior22@yahoo.com.br
Só não vale xingar a mãe...

Video game? Toma rumo guri!!

o Guri

2 comentários

Mel em 8 de dezembro de 2007 às 06:10

kkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom :P
"escuro nan eh clima" u.u
hahah poio demais :P
terra molhada? o.o' Eu lembro de passar o dia no quintal, colocando água na reia pros bixinhos aparecerem ^^ era isso? :|
Nhaa kkk lembro desses joguinhos... errr, não exatamente assim :| Mas meu irmão tinha um atari ^^ daih lembro dele jogando o tempo todo :) sonho de consumo :) desde que quebrou que ele nan pensava em outra coisa ## aih, agorrrr, depois de ta trabalhando, comprou um er.. nintendo? o.o' eu soh jogava o da corridaaaaaa, que os carros iam pra trás kkkkkkkk (y) e do come-come ^^'
e nunca ganhei em nenhum :|

Ei, mas nan, e soh tem brinkdeêra de menino o.o
coisa mais sem graça u.u'
/me revoltada
/me organiza uma passeata em prol da recordação dos jogos de menina e outros como elefante colorido, garrafão, tica-tica, queimada, bandeirinha... ^^

;* Saul

Vitor Mateus em 9 de dezembro de 2007 às 07:48

Bom, muito bom esse post do guri... mas só faltaram os emuladores! Duvido que ninguem ficou ocm o dedo coçando aí pra querer jogar né? =PP
deixarei uns links aqui:

-Emulador de Atari:
Z26(187 KB)(windows) >http://www.whimsey.com/z26/Z26V213X.ZIP
se quiser o front end para windows >http://www.wintersolace.com/programs/x26/index2.html?/programs/x26/index.html

Z26(63KB)(DOS)
>http://www.whimsey.com/z26/Z26V158X.ZIP

Pacotão com emulador e todas as roms:
Atari2600(9.27MB)
http://www.centralroms.net/modules/mydownloads/visit.php?cid=18&lid=205
Atari 5200(2.35MB)
http://www.centralroms.net/modules/mydownloads/visit.php?cid=18&lid=528
Atari 7800(5.72MB)
http://www.centralroms.net/modules/mydownloads/visit.php?cid=18&lid=206

Site com roms:
http://www.emulabr.com/roms.php?id=71

Gerenciador de emuladores Playnow Games: (ele contém disversos emuladores, incluindo de atari.. uma boa opção se voce quer ter tudo organizado e rodando direto!)
http://www.playnowgames.com/downloads/playnow.exe
(link do site superdownloads)

bom, é isso ae galera! TOMA RUMO GURI!