Bye, bye, Hexa


Copa do Mundo de Futebol, Africa do Sul, 2010. Um outro mundial para se envergonhar. Futebol é uma competição e é óbvio que nem sempre dá para ganhar, não é isso que entra em questão. O problema dessa Copa para o Brasil é que parece que levamos pessoas que não sabiam jogar bola e pensavamos "Uau, eles são craques". Eu via pessoas criticando o técnico e o time levado por ele, mas era só o apito soar que todo mundo aceitava aquele futibinha de várzea. Quase levou um empate com a Coréia do Norte, travou um Mortal Kombat com a Costa do Marfim e fez um jogo muito xoxo com Portugal que se resume a olhadelas de Cristiano Ronaldo ao telão.  Depois veio o Chile no qual eu não sei se jogou bem ou não pois preferi ir num restaurante com minha amada, pois sabia que o tempo seria muito mais proveitoso. E o jogo contra a Holanda, o ápice do desgosto, o abrir de olhos definitivo para um timeco que não merecia ser chamado de seleção. Nem a copa de 98 me pareceu tão apagada visto que tinha seus momentos de brilho. Ou ainda 2006 que não teve brilho com uma dupla de ataque obesos, mas pelo menos a bola chegava até eles. Vimos um timinho estagnado.
Me peguei pensando hoje se fazer um post chamando o Dunga de burro seria falta de respeito. Porém lembrei que meu ataque, minhas criticas são ao trabalho dele e não a sua pessoa, pois ele bateu o pé e foi cabeça-dura peitando imprensa, torcedores e entendidos - Esses 3 nem sempre reunidos na mesma pessoa.  Dunga não quis nada, nem a renovação arte com Ganso e Neymar, nem a velha-guarda de Ronaldo e R. Carlos e tampouco quis levar bons jogadores capazes de substituir posições chaves como a de Kaká ou a dos laterais que sinceramente nem os titulares eram lá essas coisas. Até o Ronaldinho Gaúcho ficou de fora.
Dunga brigar com toda a imprensa não me interessa julgar, só o fato de que ouvir às vezes faz bem... Não uma ou outra emissora, mas sim o que a maioria nota, afinal todos erramos ou não vemos coisas que estão na nossa frente, mas só vemos quando alguém dá um toque.
Levar gol da Holanda é normal, levar 2 até vai, mas perder a cabeça e perder um jogador, ficar nervoso e não acertar nenhum passe é que foi irritante de se ver, mas nenhuma desses eventos foi mais frustrante do que não ver um Brasil show nem mesmo contra a N.Coréia. Assim, até Portugal se deu melhor, pois mesmo eliminado pelo menos deu show em cima da mesma fraca Coréia do Norte.
A era dunga de 90 se repetiu, a frustração também. O Dunga queria ser um segundo Felipão com essa história toda de concentração máxima, queria fazer uma família, mas acabou se tornando um segundo Parreira, mas sem experimentar um título como treinador. E deu corda para o Felipe Mello nos enforcar. Claro que teríamos perdido mesmo se ele não tivesse pisado na bola, opa, na perna... Mas foi bem mais vergonhoso assim. Felipe Mello vai marcar presença no Winning Eleven, Fifa 2010 e no Mortal Kombat. Faltou noção.
Acostumados com um futebol bonito lá nas longinquas décadas de 60/70 e nos relances bonitos de 94 e 2002, a seleção brasileira com seus cinco títulos - Nenhuma outra seleção é como a nossa - nos moldou a esperar um futebol alegre e bonito de se ver, com dribles, lances concisos e com sorrisos na cara. Com raça que o Lúcio tentou preservar indo para frente e nos fazendo acreditar que ele queria o lugar de nossos centroavantes que não se mexiam, e com um amarelo somente na bonita cor da camisa e não no modo como nossos jogadores aprenderam a se comportar. Queríamos ver aquele "Dois Toques", "janelinhas", e "Chutes a gol" que nos acostumamos ver. Eu prefiro ver um espetáculo sem vitória, do que vitória sem graça. A seleção do Brasil precisa disso, temos 4 anos até 2014 (Onde os holofotes estarão em nós novamente) para montar uma seleção que dê show, show sem mascarar, show por ser aquele futebol alegre e bonito, mas para iso dependemos de como será a face da nova seleção, ou seja, o técnico. Porém torcemos e esperamos por um nascer de novo como de uma Fénix nascida das cinzas aquela seleção bonita de se ver e que nos dá vontade de torcer. Até mais ver seleção, volte renovada.

Enquanto isso engolimos mais um sapo. Isso às vezes ensina.

Ps.1 - Tivemos coisas boas, esporádicos é verdade. Uma delas é a garra do Lúcio mesmo, única coisa que consigo lembrar até o momento. Mais teve mais...
Ps.2 - Comentei no meu twitter (@superguri), que vários programas de humor do Brasil de graça foram para Argentina incomodar os hermanos e achincalhar com eles. Rivalidade é bom, mas zoação gratuita e inda mais sem ganharmos nada antes é ridículo. Ponto a menos para CQC, Pânico na TV, entre outros que foram. Pô, temos que ganhar deles é em campo. E agora estou torcendo pelo time do Maradona, afinal, são nossos irmãos sul-americanos e carregam esse fato para o mundo. Além de terem um bom futebol. Não sei porque torcerem contra... É bom quando n´so ganhamos deles, caso contrário que ganhem eles se não tivermos eficiência. 

<<<>>> =Pp


Toma Rumo Guri!!



Comentários