Saraiva Digital Reader - Não Recomendo (Por Enquanto)



   Falaí, pessoaR! Preparados para o maior evento otaku do RS? Como foi anunciado na página do Facebook do TRG, Guri e eu fomos agraciados como imprensa na cobertura, pelos dois dias! Em meio aos preparativos lá fui eu na busca de um aplicativo simples de mexer e que fosse bem bacanudo. Essa semana indo namorar a coleção da Torre Negra (*-*) na Livraria Saraiva, já que comprar fica impossível quando se está nadando na pobreza, e tive a agradável surpresa de ver que a livraria está disponibilizando um aplicativo para Android que permite a leitura dos livros. Dãã, claro que serviria pra isso um aplicativo de livraria, mas fiquei super curiosa de ver como é que era e corri pro lugar mais próximo com wireless e baixei o aplicativo. Beem, até aí beleza. O Market (agora conhecido como Google Play, mas não pelo Guri) nunca me deixou na mão, desde que a rede seja decente.
   Bom isso foi ontem. Devido aos estudos, (ganhei um livro sobre Bioquímica que é maravilhoso, to amando!) e meus afazeres gerais, fui testar o "baguio" hoje de manhã. Gentem, que sufoco! Aquilo não resolve travar todo meu telefone? E quando consigo ativar o gerenciador de tarefas e finalizo pra tentar de novo, fica pior do que antes, fez até meu rico telefone desligar. O Saraiva Digital Reader, que possibilita leitura de e-books, em formato pdf, e também realiza vendas de livros já começou deixando a desejar. Claro que tu deves estar pensando que meu aparelho é um desses "Xing-Ling", mas muito te enganas. Não é um Galaxy SII ou melhor ainda, SIII, mas meu Galaxy Y é perfeito e funciona maravilhosamente pra tudo que eu desejo fazer. Também não atolo ele com aplicativos inúteis. São poucos os que tenho instalados e todos tão lá firmes e fortes, com a talvez exceção de AB Space, mas esse tenho relatos de que tem apresentado problemas pra rodar mesmo. Mas enfim, não é aí que quero chegar. Seria o tamanho do SDR o motivo de não rodar? 5,2MB, acho difícil ser por isso, o Face pra Android tem mais de 6MB e funciona super bem no meu smartphone. Já não gostei de cara. Li uma crítica sobre o aplicativo, é bem informativa e mostra tudo que ele tem a oferecer para nós, usuários de Android. Dizem que o sistema foi atualizado pra essa plataforma e que já não está mais apresentando tantos problemas, porém infelizmente não vou saber ainda, ele não abriu! Vou seguir tentando testá-lo, talvez até em outro aparelho, para chegar a uma conclusão sobre a sua funcionalidade. Por enquanto, deixo pra vocês a crítica que li do site Bibliotecno. Quando conseguir finalmente testá-lo contarei tudo pra vocês, e semana que vem já venho com outro aplicativo  que dê certo!

"Nas poucas análises tecnológicas que o Bibliotecno faz até o momento abordamos aplicativos para smartphones que não são ligados diretamente a indústria do livro ou são estrangeiros. Para o universo Android, os dispositivos Samsung Galaxy Tab (Tablet) e Samsung Galaxy S (Smart) em muitos casos vem com o aplicativo Aldiko instalado e configurado para compra de ebooks na Livraria Cultura. Lançado há pouco tempo para Ios (Iphone, Ipod e Ipad) agora a Saraiva amplia ao Android (Smarts e tablets) o seu aplicativo, que veremos aqui, e que também é compatível com e-readers.
A diferença do aplicativo da Saraiva é que este é todo produzido pela livraria brasileira com catálogo de obras nacionais. Com um aplicativo gratuito a leitura fica muito interessante para tablets e smartphones, podendo gerenciar desde a compra da obra até a leitura, marcação de notas, opções de visualização, contudo, nem tudo são flores.
O aplicativo lê obras com (Adobe ID) ou sem DRM, o que é interessante para os formatos PDF e EPUB e tem o acervo da livraria Saraiva a disposição. O primeiro problema é que temos um acervo de obras nacionais, mas ainda muito restrito e, principalmente, caro. Chega-se a ter e-books com o custo superior a R$ 100,00.
A segunda pedra no meio do caminho está na usabilidade da loja. Ao entrar no programa é necessário se cadastrar no site da saraiva e a compra de livros pode ser feita diretamente no aplicativo. As páginas de cadastro e da loja são páginas da web, porém, não adaptadas para dispositivos móveis. Em um Tablet de 10 polegadas a usabilidade não fica muito prejudicada, mas em tablets de 7 polegadas e smarts de 4 polegadas as coisas ficam muito ruins. Nem me arrisco a falar em smarts de 3,5 polegadas para proceder a compra. O bom é que é possível comprar em um computador de mesa ou notebook e depois baixar a obra no dispositivo móvel, como ocorre no aplicativo do Kindle, porém, em nosso teste a obra demorou muito para aparecer como disponível no aplicativo, quase 3 horas! Na prática da leitura é que infelizmente o aplicativo da Saraiva faz feio, e muito feio. Acostumado com diversas opções de configuração de tipografia dos outros aplicativos, fui obrigado a me virar com poucas opções (apenas 3) pré determinadas, onde o maior tamanho de letra é pequeno, ao meu ver. As opções de layout de cores são muito limitadas e tipos de fontes ausentes. Infelizmente o aplicativo aproveita muito pouco do que o formato EPUB tem a oferecer em dispositivos de leitura.
É estranho ver o aplicativo ter mais de 5,2 Mb já que o Aldiko Reader, um aplicativo bem mais complexo apresenta 5,1 Mb, o Kindle, da Amazon, tem 3,5 Mb e o Google Books tem 1,9 Mb, Todos os outros citados tem mais recursos, a saraiva só ganha por ter uma loja com livros nacionais adicionada, mas é bom frisar que a loja em si não está nos 5,2 Mb do aplicativo, pois ela está na nuvem.
O resultado é que um aplicativo com tamanho tão grande para o que oferece torna-se problemático para a leitura de alguns livros. Com o mesmo dispositivo foi feito o teste de leitura em duas obras conhecidas da infância de quase todas. Para a curta “Chapeuzinho vermelho”, um livro curto em formato EPUB, a leitura fluiu bem. Já para a obra com duas histórias de “Alice”, com volume de páginas maior, o aplicativo travou e por várias vezes fechou sozinho.
Se o aplicativo não suporta os próprio livros oferecidos pela Saraiva, a navegação também é outro problema. Enquanto outros programas apresentam diversas formas de transição de páginas, como movimento para esquerda ou direta da tela, toque nos cantos do visor e até o uso de botões físicos do dispositivo, o aplicativo da Saraiva permite apenas a primeira forma citada de transição. Qualquer toque na tela, mesmo que por descuido, leva a tela de personalização do aplicativo, o que também atrapalha a leitura.
Enfim, esta é uma análise do aplicativo para Android (para outras plataformas o aplicativo já está mais maduro), que é um dos sistemas que mais vem ganhado adeptos – há até o rumor da Amazon passar a utiliza-lo. Sendo primeira versão problemas são aceitáveis – por mais que neste caso sejam muitos – e espero que a Saraiva possa melhorar o aplicativo, pois trata-se de uma grande do mercado livreiro trazendo títulos nacionais a diversos dispositivos."


Beijos da Bezerrinha


  

Comentários