Repórter 3 Perguntas Entrevista Léo Almeida

Nascido em Cuiabá, Léo passou sua infância em Florianópolis e aos 18 anos, se mudou para o Rio de Janeiro onde iniciou sua carreira na TV.
Apresentou programas na TV BRASIL, emissora pública do Rio de Janeiro e na TVJB, extinto canal do Jornal do Brasil.
Também foi mediador nos debates da tenda "Por Um Mundo Melhor" no Rock in Rio 3 e participou da delegação brasileira no fórum World Youth Congress (Escócia), fazendo parte da equipe de mídia.
Atualmente, Léo Almeida trabalha como VJ e editor de imagens, criou a produtora Benjamim Comunicação e seus últimos Freelas foram as coberturas ao vivo do "X-Games Brasil 2008", em parceria com o canal ESPN e o "Arraial Do Brasil" na TV BRASIL.


R3P: Sua mãe deve ser uma mulher muito moderna. Te Autorizar a sair de Florianópolis para trabalhar no Rio de Janeiro, sem ao menos você ter terminado o ensino médio. Ela te dava total apoio ou só acreditava que era apenas uma aventura de adolescente?

Léo Almeida: Mas que idéia, já começa com a minha mãe, é? Eu acredito que ela não só me dava apoio como continua sendo a peça fundamental pra que eu começasse a trabalhar com tv. Na verdade, pra que eu começasse a trabalhar. Tenho certeza de que minha mãe nunca teve medo de minhas aventuras adolescentes, até porquê tive várias, e não seria bacana ser adolescente se não tivesse tido minhas aventuras! Embolei sua cabeça agora, né? É que eu sempre serei a favor da juventude, não da coisa careta, mas do estado jovem que a alma humana pode ter. Podemos nos elevar, acredite. Parece livro de auto ajuda, mas no fundo eu entendo que o motivo de minha mãe ter me deixado ir é porquê ela criou um filho para o mundo, e não pra ela. Agora estou mais adulto, com um filho pra criar, a história se repete e me vejo muito no rosto do meu filho, tenho a oportunidade de me ver crescer novamente, só que desta vez consciente, e participando de algo muito legal que é: ter uma família. No final das contas, as aventuras adolescentes acabam nessas coisas, casamento, carreira, trabalho...


R3P: Qual motivo levou a sua saída da TV Brasil para trabalhar na extinta TVJB? Você apresentou há pouco tempo o "Arraial Brasil" na emissora pública. Acredito que a sua volta à TV Brasil foi uma aitude dos diretores da mesma, como arrependimento de ter mandado você embora.

Léo Almeida: Bom, o motivo da minha saída da TVE, atual TV BRASIL, foi porquê eu me permiti viver uma nova experiência. Tudo bem que foi uma roubada, pra mim e mais 300 pessoas envolvidas na operação que durou um ano e meio, mas, enfim... A direção na época entendeu e me apoiou 100%, e FELIZMENTE não fui demitido como você disse, entende? As coisas não são tão extremas assim. Tudo o que eu faço é bem programado, só que com uma carga de risco muito grande. Quando me joguei de Florianópolis pro Rio com recém 17 anos, era um risco também! Aprendi muito e cá estou, 10 anos depois, ainda trabalhando com profissionais do ramo e da melhor qualidade. A direção da qual participei na TV BRASIL naquela época já não é a mesma, são outras pessoas, outra gestão, e isso é normal. Tudo na vida muda. Quem me garante que atualmente eu estaria empregado? Quem me garante que amanhã eu esteja? Não penso nisso. Penso em seguir em frente com o meu comprometimento e deixar com que o universo se encarregue em devolver o que eu plantei. E o meu comprometimento é trabalhar com seriedade, aprender cada vez mais para poder transmitir meu conhecimento. Não quero acumular nada antes de morrer, tudo que prestar em mim poderá ser aproveitado, inclusive meus órgãos. Bom, ao menos os que prestarem no fim das contas, né?


R3P: Esse seu lado Videomaker e VJ em casas de shows, é uma estratégia sua para não ter as contas do mês atrasadas ou é só um robbie? No seu caso, parece que trabalhos na TV é algo incerto e por isso você migrou para a área de edição de imagens.

Léo Almeida: Meu trabalho com vídeo é algo que eu faço há 6 anos. Não é uma brincadeirinha, é uma pesquisa séria. Comecei tomando gosto pela coisa trocando fitas em Ilhas Cut da TV BRASIL. Aprendi a editar com profissionais muito legais, e depois fundei uma produtora com amigos. Isso me deu know-how para fazer o que eu sei fazer hoje, que além de apresentar, é entregar um projeto todo pronto para quem me pede uma idéia original. Além disso, minha verve artística urge, e minha idéia é trabalhar com edição de vídeo dentro do palco. Eu trabalho com idéias no final das contas. Sempre desenhei, sempre criei, só que meus story boards e meus rascunhos agora são audiovisuais, não mais em papel! Uso o FinalCut, o After Effects ao invés de poluir o mundo, cortar uma árvore, entende? Meu movimento é digitalmente inverso ao que estamos acostumados a ser, e mesmo assim ainda tenho muito no que me empenhar e praticar. Ainda tenho de me acostumar sem sacola de plástico, sem embalagem pet, fazer alguma coisa pro lixo daqui da minha vila ser reciclado ao invés de tudo junto, tem muita coisa que eu quero mostrar em vídeo que são meu cotidiano. Nesse Big Brother que virou a internet, o legal mesmo é cultivar bons hábitos. O meu hábito de ser apresentador é o mesmo do videomaker, do VJ, etc. Eu não migrei pra lado algum, veja bem, apenas expandi meu conhecimento. Isso é ser humano, literalmente. A capacidade de adaptação, de expansão do pensamento.


Conheça mais os trabalhos de Léo Almeida, visitando seu site e seu blog.

Até a próxima edição do R3P e um bom domingo a todos!

2 comentários

C.Rodrigo em 4 de agosto de 2008 às 05:38

Guri e Beto nasceram pra ser repórtios. :O

Mel em 5 de agosto de 2008 às 10:35

Né isso... São pôdjis de xike :|
Leva minha foto :B