Cobertura de Chocolate: 16º AnimeXtreme

 AVISO: ESSE É O REVIEW DO EVENTO - A PARTE ESCRITA -, MAS DOMINGO QUE VEM TEM O PANKEKA SHOW QUE VAI TRAZER A COBERTURA COMPLETA DO ANIMEXTREME EM VÍDEO COM TODA A COBERTURA QUE FIZEMOS. VOCÊ PODE ATÉ GOSTAR DESSE REVIEW, MAS VOLTE DOMINGO QUE VEM PARA ASSISTIR TUDO QUE ROLOU COM ENTREVISTAS DOS COSPLAYS E DOS STANDS. NÃO PERDE!!


Boa noite para todos os Nerds, geek e otakus dos pampas... Sim, a noite é de vocês porque nesse fim de semana gélido ocorreu na região metropolitana de Porto Alegre o maior evento de cultura japonesa do sul do Brasil. Embora verdade seja dita: Nunca fez tanto sentido as palavras "evento multitemático". A AFAR produtora tem anos de cancha nesse segmento de evento, mas pareceu conseguir algo raro nesse tipo de acontecimento: Ser realmente um evento multitemático!
Impressionante o número de stands com atividades novas e totalmente diferentes, mas que nem por isso não são de agrado aos seus frequentadores. A AFAR entendeu há algum tempo que o leitor de mangá também pratica esporte (ou deveria) e gosta de literatura medievais. Que a guria que lê Harry Potter também está aprendendo a ver Walking Dead. Somos todos nerds e não é fácil prender nossa atenção. Porém existem por aí muita coisa para tentar esse feito e que se feitas com qualidade e com uma vinculação específica o tiro é certeiro. O Toma Rumo Guri estava lá  como imprensa oficial para trazer todas as informações relevantes desse evento.



Como diria a sábia Sandy: "A noite cai e o frio desce", e como desceu. Tal como uma mulher naqueles dias fomos agraciados com aquela queda brusca... de temperatura. Os termômetros pareciam  tentar medir uma possível febre no Sub-Zero. E com tudo isso - Gargantas feridas, recuperações e uma reunião de business a respeito do marketing envolto nas novas diretrizes do blog - infelizmente não comparecemos no dia mais frio. Porém domingo estavámos lá, firmes e fortes na paçoca. O frio não era tanto, mas ainda assombrava-nos com seus cochichos no ouvido. As filas estavam enormes e ao contrário do tempo de cara fechada o evento esgotara seus ingressos. Pessoas tiveram que voltar para casa e tiveram um triste fim: Assistir o Domingão do Faustão. AHHHHH!!
Porém os fortes sobrevivem, como dizia Goku. Tá, nunca falou nada disso, mas é a pura verdade...

Cabe aqui uma explanação. Vou dividir os fatos em prós e contras para ficar mais fácil visualizar o todo e até tentar fazer alguns exercícios de abstrações desenhando um mapa mental enquanto assobia o tema de Digimon. E claro, começar pelos contras:

* Filas enormes até para subir escada ou para ir para o pátio de trás.
* Poucos mapas ou indicativos de para onde ir.
* Lugares pequenos para os acontecimentos mais concorridos (os stands estavam bons)
* Alguns estandes meio à moda louca.

Digamos assim: Filas não tem jeito, o AnimeXtreme tem cada dia mais pessoas circulando por seu interior e não tem muito o que se fazer a respeito. O que acontece é que tem lugares com um espaço pequeno e longo no qual acaba rolando aquilo que chamo de Atravancamento de Lancherose. Sim, lá onde a mula empaca perto do trigo (=p). Talvez alguns staff em lugares estratégicos ajudassem a orientar sentidos únicos e saídas alternativas, mas nada que desmereça o evento.  Orientações eram bem-vindas também em como achar aquela sua sala favorita, o espaço era grande com várias ramificações e o jeito foi o velho e bom "vamos ver aonde aquilo ali vai dar". Já alguns lugares infelizmente não conseguimos ver e outros nem entrar de tão cheio ou desmotivante pelo tamanho da fila lombrigal. Agora o último ítem é que uma coisa ficou clara para mim: Os stands estão crescendo e muita gente (Como o simpático pessoal da Liga Comics) sabe como gerir essa demanda de interesses, talvez por serem mais velhos e maduros. Agora teve salas que eram Arkham Asylum (haha) porque não tinha um organizador ou se tinha não soube domar suas feras. Digo isso porque é tão bacana você entrar nas salas temáticas e algum instrutor ou o mais perto disso lhe receber, orientar, convidá-lo para fazer parte daquele todo. Agora você entrar e sair de uma sala com a sensação de que perdeu 10 segundos preciosos de sua vida e que é para você aprender a não ser tão curioso é algo meio estranho para um evento desses. Salinhas: Cuidem dos seus visitantes!! Porém a maioria cuidou muito bem e deu excelentes entrevistas pro papai aqui (=p).

Os prós (Chupa Jô!!):


* Stands conceituados cada vez mais legais e procurados.
* Stands e atrações novinhas.
* Organizadores de stands e cosplays solícitos e simpáticos.
* Poucas plaquinhas (comparado com outros eventos)

 Não sei vocês, mas foi nas salinhas e na área central da quadra que esse AX fez seu nome esse ano. Os organizadores mais experientes deram um show de bola em atendimento mesmo com as salas abarrotadas e souberam em sua maioria organizar o pessoal para não ficar aquele bolo no meio da sala como o aniversário do seu tio Osmar. aproveitaram os espaços e divertiram pacas. Entretenimento é o canal. Teve coisas novas que foram muito legais de se conhecer como o pessoal que veio mostrar do que é feito o Baseball (com sua máquina Derruba-Homens) e também o Clube das Armaduras Medievais (Fus Ru Dahhh!!), que principalmente o organizador principal deu um show de conhecimentos históricos mesmo vestido de dr. Doom. Todo mundo tirou foto de boa, ninguém subiu no salto e até os cosplayers entenderam que eles são as atrações disso tudo e que tirar foto é natural. Palmas pra todos. E sério, pode parecer bobagem, mas agradeço porque, até vi, mas foram poucas plaquinhas de "vendo meu corpo" que achei por lá. Acho que adolescentes não deveriam vender-se por tão pouco, não importa se é brincadeira ou não. Vi gente trocando bitoquinhas, isso vale, mas plaquetas eróticas não dá mais. Vamos banir isso desses eventos? Escreva "me dá seu msn", mas só, né. Até garotas adultas com isso, o que é muita abobadice. Mulheres (+18), caprichem nos cosplays que vale mais. E não citei direito nos prós, mas o pessoal que frequenta o evento e ficou na quadra foi que deu O show: Com alegria todo mundo posou pra foto, fez festa e até desceram catarata a baixo com os "Gritadores das cataratas do Iguaçu", haha.

Fiquem com as fotos do que rolou no evento (não postarei todas hoje, postarei algumas e subirei hoje e amanhã aos poucos as outras: 
























































Parabéns, AnimeXtreme, parabéns AFAR. Foi um evento bem legal e esperamos que a tendência sempre seja essa. Claro que muita coisa do que me diverti foi do que eu próprio proporcionei correndo de um lado para o outro tentando trazer a melhor cobertura já feita. Aí é que entra o seu papel leitor, nos conte sua experíencia e enriqueça o TRG com sua versão do evento. Espero que tenham gostado e voltem aqui semana que vem (Ah, voltem todo dia, vai...) porque domingo que vem (se tudo der certo) estréia o Pankeka Show e vai ser sobre o AnimeXtreme com todas as entrevístas que fizemos, vai ser muito legal. 80% do material está em vídeo. E AFAR, nos chame para o próximo, okay?

Equipe TRG fazendo pose.


Shoryuken!!

nééééém, prefiro o nosso...

Toma Rumo Guri!!







1 comentário

Unknown em 11 de junho de 2012 às 09:30

Que demaissssssssssss!!

Não deu pra ler ontem, mas hoje estou aqui só pra prestigiar essas lindas fotos que só um profissional poderia ter tirado... ahn, bem, pra prestigiar esse evento bacanudo pacas e pela melhor cobertura de chocolate do Universo!

=**

E chegue logo domingo pro Pankeka Show!