Reporter 3 Perguntas com Rosana Herman


Hoje quase não saiu. Hehe. Mas antes de o gongo soar e alguém atirar a toalha, conseguimos manter a tradição do R3P de todo domingo... uma entrevista inédita. A entrevistada dessa vez é uma pessoa que talvez as pessoas vejam e liguem seu nome e imagem a um programa da tarde. Mas se engana quem tenta por Rosana Herman num rótulo. Ela é capaz de deixar de queixo caído pessoas de várias gerações. Formada em Física e mestre em Física Núclear, também tem um curso em Comunicação Social Básica no ECA-USP. É mãe de 2 filhos, fala várias linguas e suas atividades profissionais se mesclam entre redatora/apresentadora/radialista/blogueira. Grande entendida em televisão. Poderia ficar aqui por várias horas falando o que ela fez na TV, mas pra não se estender muito vamos falar somente alguns dos trabalhos que teve o talento dela incluso. Ela foi redatora do antológico Viva a Noite (do Gugu, lembram?), foi uma das redatoras do fantástico Sai de Baixo e do Domingão do Faustão. Roterista do Telecurso 2000, apresentadora do Fala Brasil da Record e recentemente redatora do Pânico. E pra mim (e pra muitos nerds) o mais legal, foi roterista de Glub-Glub e X-Tudo. Uau. Atualmente apresenta na Bandeirantes o Atualíssima. Colecionadora de prêmios, é uma das figuras mais famosas do Twitter. Claro, claro... tem o seu BLOG também. Cansei só de falar o currículo dela, mas com vocês o Reportér 3 Perguntas, com Rosana Herman.




R3P - Você tem uma boa experiência na TV e trabalha a vários anos nesse ramo. Mesmo assim, você se incomoda de ser vista pela maioria dos telespectadores do "Atualíssima" como uma coadjuvante? Já que o Leão Lobo se tornou personagem marcante nas tardes da Band.
Rosana Herman - Trabalho em TV há 25 anos e aprendi duas coisas básicas: que a visão da gente não é a visão de todo mundo, que cada um vê o que quer. Faço meu trabalho com amor, seriedade, profissionalismo, alegria e torço por resultados. A forma com que cada pessoa vê a mim, meu trabalho, é pessoal e não me incomoda em nada. O importante é que a pessoa assista, independente do julgamento que ela faz. A TV vive de audiencia e audiência mede quem vê. Leão e eu somos parceiros. É um programa com dois apresentadores, sempre foi assim, desde a estréia. Sou a 3a. apresentadora. Coadjuvante é um termo para ficção, não para produção ou jornalismo.

R3P - Sua intimidade com a internet é bem conhecida, além de um blog muito bacana você é uma das mais conhecidas twitteira do Brasil. A blogosfera alguns dias atrás entrou em polvorosa após uma campanha da Coca-cola. Junte isso ao BlueBus e mais egos inflados e tenha muita confusão. Dessa história ninguem mais aguenta falar. Mas e a televisão? Hoje em dia, programas não conseguem mais existir sem aquelas chamadas comerciais de produtos de 3ª categoria. A TV é um meio de comunicação que se "aluga" mais barato?
Rosana Herman - A Televisão é uma vitrine, a maior de todas. Vende produtos, serviços, pessoas, idéias, conceitos. As pessoas não vivem sem shoppings. Não entendo por quê tanto preconceito contra a venda se todo mundo adora comprar. Quando uma pessoa compra a revista da Mulher Melancia, ela está comprando um produto da mídia.
O sonho de todo mundo que está na Internet e ampliar seu alcance. Dificilmente um blogueiro se recusaria a aparecer no Fantástico. TEm um tipo de gente que só critica porque está do lado de fora. Assim que ela é convidada a fazer parte da mídia ela muda de opinião.

R3P - Aliás, você é uma pessoa muito entendida quando o assunto é TV. Você acha que com a chegada da TV digital (E a suposta interatividade), um dia possamos sonhar com algo que meça o ibope em proporções nacionais? Afinal o que tem validade atualmente é o gosto do público Rio-São Paulo, ignorando muitas vezes o que rola por aí .
Rosana Herman - O IBope é uma ferramenta de trabalho de quem é de TV, não deveria ser visto como um placar de futebol ou o resultado olímpico, não deveria ser de interesse de todo o público. Infelizmente o número é um redutor simples e as pessoas adoram saber quem 'ganhou'. É por isso que temos tantos problemas com eleições. Muita gente quer votar no 'ganhador' e não no programa de governo que ele acha melhor.

Obrigado Rosana, agradecemos por sua entrevista. Lhe desejamos muita sorte na sua carreira (se é que precisa), e feliz aniversário. Como você diz: "Um beijo, um browse e um aperto de mouse. Toma rumo guria!!

E não esqueçam, todo mundo tem muito mais o que falar...



Fotos: Google

3 comentários

Anônimo em 28 de julho de 2008 às 20:13

A Rosana não entendeu ou ela não se assume coadjuvante?

Ela disse: "É um programa com dois apresentadores, sempre foi assim, desde a estréia. Sou a 3a. apresentadora."

Antes do "Atualíssima", existiu o "De Olho Nas Estrelas" e o "Melhor da Tarde". Ambos apresentados pelo Leão Lobo, ou seja, já tem um tempo que ele está no ar durante a tarde. Ela chegou agora.

Outra coisa. A senhora Hermann poderia ter sido mais simpática nas suas declarações: "Coadjuvante é um termo para ficção, não para produção ou jornalismo."
Nem entendeu o espírito da coisa...uFFe

Eu avisei que seria melhor, se a primeira pergunta fosse a última.
huhuhu

Anônimo em 29 de julho de 2008 às 10:52

Por favor, tem como atualizar o banner do meu blog?

Obrigado.
http://www.macacumor.blogspot.com

Mel em 30 de julho de 2008 às 14:24

Ui ;x