Maze Runner - Correr ou Morrer

Primeiro livro de James Dashner, escrito em 2007. De início me pareceu mais um roteiro como tantos que temos visto - Jogos Vorazes (Suzanne Collins), Divergente (Veronica Roth), 1984 (George Orwell) e tantos outros que ainda não tive oportunidade de ler. Livros distópicos que apresentam um padrão de sociedade, vezes futurístico, mas pós apocalíptico de um evento político, da natureza ou algum outro que será explicado no decorrer de sua leitura.

Admito que esse tema me agrada bastante e, no fim dessa leitura, já comecei a devorar o segundo livro - Prova de Fogo (resenha dele em breve!).

Sobre o enredo, tudo se inicia quando Thomas, protagonista dessa estória, acorda em um elevador escuro, sem saber como foi parar ali. Na verdade, ele não sabe de nada, a não ser seu nome. Imagens de pessoas, seus rostos, seus papéis, todos foram apagados de sua mente. Quando o elevador chega ao seu destino, Thomas se vê em um local aberto com vários garotos a observarem-no. Esses garotos informam que ele está na "Clareira" e, após perguntas não respondidas de como ele chegou até ali - algo que nenhum dos garotos parece saber, Thomas começa a explorar e entender como funciona esse local quase paradisíaco, não fosse o fato dele não se recordar de quase nada de quem era antes de acordar no elevador escuro, a que eles intitulam A Caixa. De acordo com os outros habitantes da Clareira, um menino é enviado para lá a cada trinta dias.

Uma peculiaridade da Clareira é a existência do Labirinto, que os garotos acreditam ser a chave para escapar desse lugar. Os muros se movem e o labirinto muda seus caminhos a cada noite, quando as portas são fechadas. Ninguém se atreve a passar a noite no Labirinto, pois existe um perigo à espreita que se intensifica à noite.

Além de todo esse mistério, após apenas algumas horas da chegada de Thomas, os garotos escutam barulhos de movimento vindo da Caixa. Chegando ao local, descobrem a chegada de mais um integrante à Clareira, fugindo do intervalo mensal que já acontece há dois anos. Esse novo integrante é, na verdade, uma garota e ela se encontra em coma.

Levada aos cuidados dos Socorristas da Clareira, a chegada da garota desencadeia uma série de acontecimentos que vai mudar a ordem vivida pelos garotos nesses dois anos. O Labirinto começa a funcionar de maneira diferente e os meninos precisam ser rápidos para descobrirem como sobreviver.

Esse livro foi transformado em filme esse ano, levando o mesmo nome do livro. Ainda não assisti pois como comecei, nessa semana, a leitura de Prova de Fogo, segundo livro da trilogia, preciso terminá-lo primeiro antes de partir para o filme. Algumas fontes* afirmam que o filme tem grandes spoilers sobre o segundo livro. Eu prefiro não arriscar! <o>

Encerro aqui dizendo que esse livro vale a pena ser lido. A composição dos personagens e o desenvolvimento da trama faz com que você fique envolvido desde os primeiros capítulos.  Leiam! :)

Comentários